quinta-feira, 31 de maio de 2012

II Exposição Literária incentiva alunos à prática da leitura

Jorge Amado foi homenageado nesta edição do evento
Por Abidias Martins


A Escola Municipal Adevan Verçosa e Silva está realizando durante os dias 30 e 31 deste mês a II Exposição Literária. A primeira edição foi em 2010 e homenageou o rei do baião, Luiz Gonzaga.

Josélia Nascimento, uma das coordenadoras da escola, explicou que Jorge Amado foi escolhido para ser homenageado neste ano, por ser um poeta nordestino que sempre falou do seu povo e de sua cultura.

A iniciativa organizada pela equipe pedagógica da escola tem o objetivo de incentivar os alunos a praticar a leitura, e descobrir que através dela eles podem viver um mundo novo.

A Biblioteca Itinerante do Sesc esteve presente dando apoio e disponibilizando vários livros para a leitura dos alunos.

Durante todo o dia a Escola esteve movimentada por alunos e cidadãos interessados nas diversas apresentações culturais que foram exibidas. A valorização do meio ambiente, leitura, arte, cultura, poesia, dentre outras foram abordadas pelos alunos em tendas espalhadas no interior da escola. Oficinas também aconteceram em algumas salas de aula.

Josélia Nascimento disse estar satisfeita com o resultado obtido no primeiro dia da exposição: “Hoje o dia foi bastante proveitoso; cada aluno vivenciou o universo da leitura, como também a essência humana que é a união percebida pelo trabalho em equipe e cooperação”.


A diretora Edvânia Portela, juntamente com toda a sua equipe convida a todos os quitundeses para prestigiarem o segundo dia do evento, que acontecerá nesta sexta-feira (1) das 8h às 11h, e das 13h30 as 14h30.


Fotos: Abidias Martins l Clique na foto para ampliá-la








Alunos reclamam da falta de água em Escola Estadual e encontram barata dentro de bebedouro

O fio da bomba de transmissão foi cortado e o diretor suspeita de que o ato tenha sido proposital
Por Abidias Martins

Os alunos da Escola Estadual Professora Maria Margarida da Silva Pugliese, ficaram sem abastecimento de água durante os últimos dias 28, 29 e 30. Devido a isso os banheiros ficaram com um odor insuportável e ontem (30), eles resolveram deixar a Escola em forma de protesto. Só assistiram às aulas os alunos do período noturno.

Hoje pela manhã o slqnoticias esteve na escola e constatou o fato. O diretor da Escola, Ginaldo Soares da Silva Júnior, disse que ao verificar o problema descobriu que o fio da bomba de transmissão tinha sido cortado, e suspeita de que o ato tenha sido proposital.

Júnior desconfia de que alguém tenha arquitetado o problema, mas não entende o motivo da manifestação. “Alguém deve estar querendo atrapalhar a minha administração”. Enfatizou. O diretor disse que vai averiguar o caso.

Wagner Rodrigues da Silva
mostrando o bebedouro
Outro fato que chamou a atenção da direção da escola nesta manhã foi o aparecimento de uma barata dentro do bebedouro de água. Wagner Rodrigues da Silva, aluno do 1° ano da etapa EJA, disse que foi verificar se tinha água, e quando abriu a tampa do bebedouro se surpreendeu com a existência da barata no interior do reservatório. Segundo Wagner, o abastecimento é feito através de uma mangueira que é colocada dentro do bebedouro, o que poderia ter gerado o aparecimento do inseto. O vigilante da Escola se encarregou de tirar a barata do local.

Diretor Júnior
Hoje os alunos tiveram aula normalmente e o abastecimento de água foi reestabelecido após o conserto da fiação da bomba. O diretor disse que, se descobrir que o ato tenha sido montado, irá procurar os meios judiciais para resolver a situação. Sobre o aparecimento da barata ele disse que acha improvável que ela tenha conseguido entrar no reservatório, mas que tomaria medidas para que o acontecimento não se repetisse.

Fotos: Abidias Martins l Clique na foto para ampliá-la

Bomba de transmissão da Escola
Diretor verificando o problema


Governador fala sobre a violência no estado de Alagoas

Téo Vilela disse que o concurso para policiais e peritos será feito em julho
Por slqntocias com Cadaminuto

Téo Vilela - Internet
Em entrevista ao Bom Dia Alagoas da TV Gazeta o governador Teotônio Vilela anunciou novas medidas de combate a violência em Alagoas. O Governador disse que a questão da violência é nacional, mas que em Alagoas a situação é ainda mais grave.


“Quando assumi o governo em 2007, Alagoas já era campeão de homicídios, tomamos uma série de ações e infelizmente ainda não conseguimos mudar isto, mas pelo menos diminuímos a curva ascendente” explicou ele.
Téo Vilela disse que o concurso para policiais e peritos será feito em julho e que o sistema de videomonitoramento e o novo IML serão feitos ainda este ano.
“A morte do José Alfredo foi a gota d’água para violência em Alagoas, depois disto mandei uma carta para a presidente Dilma Roussef dizendo que já passou da hora para que Alagoas fosse “alvo” do plano piloto para segurança pública no Brasil, a presidente concordou, e me chamou até Brasília” explicou ele.
O governador explicou que o plano é semelhante ao que aconteceu no Rio de Janeiro, é que uma série de medidas no combate ao crack e ao uso de drogas, e que Alagoas será o primeiro estado onde estas ações, de curto e médio prazo, serão implantadas.
Téo disse ainda que a mobilização é permanente e que o governo está muito focado nisto, ele disse que sem o envolvimento da sociedade organizada não haverá mudança significativa.
“Passei o dia reunido com todo staff da segurança pública nacional, o ministro da Justiça, os superintendentes gerais da PF e PRF, na sexta-feira os técnicos do Ministério da Saúde estarão aqui, discutindo o projeto e no dia 15 de junho o próprio ministro estará aqui para anunciar os detalhes do Plano” explicou o governador.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ex-moradora de rua procura familiares que moram em Manilha-RJ

Jucélia chegou a São Luís após pegar carona em caminhão; ela aparenta ter problemas mentais
Por Abidias Martins
Jucélia - Foto: Abidias Martins
Jucélia Gulo Carneiro, que afirma ter nascido no dia 14/05/1974, portanto com 38 anos, está procurando obter contato com familiares que, segundo ela, moram na cidade de Manilha, estado do Rio de Janeiro.

A mulher aparenta ter problemas mentais, mais informou que tem cinco filhos, um do primeiro casamento e quatro do segundo. São eles: Francisco Gulo de Matos, Vinicius Gulo Gonçalves, Thainara Gulo Gonçalves, Jéssica Gulo Gonçalves e Thamires Gulo Gonçalves. Ela afirma que seus pais se chamam: Maria de Lourdes Carneiro e José Carlos Gulo. A mulher disse ainda que nasceu no Hospital Miguel Couto e que foi registrada no Cartório da Rua Xavier da Silveira, ambos no Rio de Janeiro-RJ.

Quando perguntada de como chegou a São Luís do Quitunde, ela disse que após romper o último relacionamento e ter um desentendimento familiar, pegou carona em um caminhão e decidiu abandonar tudo. Ao falar da família ela se emocionou várias vezes. Ela citou ainda o nome de seu ex-companheiro, Williams, e de Jorge seu tio. Vera e Solange também aparecem no diálogo, de acordo com ela, a primeira é prima e a segunda amiga. Outras cidades do Rio de Janeiro foram mencionadas por Jucélia durante a conversa: Queimados, Niterói e Nova Iguaçu. Possivelmente ela tem parentes nestes municípios.

As informações que ela passa são desencontradas, mas podem ajudar na identificação dos seus familiares.

Jucélia não conseguiu lembrar a data precisa de quando chegou, mais estimou que já estivesse em alagoas há uns oito anos. Durante este período ela viveu pelas ruas de Maceió e São Luís do Quitunde, até que uma moradora do Alto do Redentor, Dona Maria José da Conceição de 53 anos, a acolheu em sua casa.

Jucélia e Maria José (Dona Zezé) - Foto: Abidias Martins
O fato é raro, mas dona Zezé, como é conhecida, disse que amparou Jucélia por ver a triste situação em que ela se encontrava. “Certo dia eu estava na porta da minha casa e vi aquele ser maltratado na calçada em frente. Eu não sabia se era homem ou mulher, pois não dava para identificar. Quando me aproximei ela começou a falar da sua situação... não fiz o convite naquele momento, pois fiquei com medo, mas dias depois ao saber que ela perambulava pelas ruas, decidi trazê-la para morar comigo.”

Dona Zezé mora com o filho Marcos de Assis dos Santos de 19 anos, eles dividem a residência com Jucélia há 2 anos e 9 meses.

Jucélia chegou a fazer tratamento no Centro de Atenção Psicossocial São Vito (CAPS), para isso foi preciso que a mulher que a acolheu pedisse o auxílio do Promotor Público, pois a paciente não tem nenhuma documentação. Dona Zezé contou que também já foi à delegacia para tentar identificá-la, mas nada encontrou.

Já foram feitos vários apelos para tentar solucionar o problema, inclusive, no passado, o caso foi divulgado no programa Fique Alerta da TV Pajuçara, mas ninguém apareceu. Desta vez ela faz mais um apelo, e pede que se algum parente tiver acesso a esta informação, que entre em contato para devolver a dignidade a Jucélia.

Quem tiver informações que possam ajudar a encontrar a família da referida mulher pode deixar um email para: slqnoticias1@hotmail.com

Sumaúma de 18 metros e quase 100 anos embeleza a Fazenda Roncador

Turistas, ambientalistas, universitários e curiosos já passaram pelo local para registrar a existência da árvore que também é conhecida como escada do céu
Por Abidias Martins

Perto do ônibus e do carro podemos perceber a imponência da Sumaúma 
O slqnoticias esteve na Fazenda Roncador na tarde de ontem (28), para mostrar a exuberante Sumaúma que há três gerações está presente na vida dos moradores.

A árvore tem 91 anos e possui 18 metros de tronco. Aurélio Buarque de Oliveira, primeiro dono da fazenda, foi quem plantou a Sumaúma, ele pediu que seu filho Antonio Buarque, e seu neto Ricardo Buarque dessem continuidade aos cuidados para a preservação da árvore.

Olhando de perto a Sumaúma é verdadeiramente fantástica. Seus galhos tem a espessura de uma árvore comum e seu tronco esbanja vitalidade. A imponência da árvore encanta a todos que passam para visitá-la. Próximo a ela encontra-se outra árvore da mesma espécie que tem aproximadamente 50 anos.

Turistas, ambientalistas, universitários e curiosos já passaram pelo local para registrar a existência da árvore que também é conhecida como escada do céu.

Outros nomes

A Sumaúma, chamada ainda de Samaúma, é conhecida pelos indígenas da Amazônia como mãe das árvores. Dentro da floresta ela se destaca com altura que pode passar dos 60 metros e por isso também é chamada escada do céu ou árvore da vida. Nas áreas abertas ela se espalha e mostra ainda maior a sapopemba, ou grandes cavidades formadas pelas raízes altas, onde até pessoas podem encontrar abrigo. O tronco dela costuma reter água que, em determinados períodos, escorre para a terra ao redor.

Bastante conhecida na América do Sul ela é da família Malvaceae e recebe o nome científico Ceiba pentandra (L) Gaertn. Hoje, aos pés da Sumaúma da Fazenda Roncador, há uma placa com os nomes: popular e científico.

As informações estão de acordo com uma matéria publicada no site do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), em agosto do ano passado. 

Fotos: Abidias e Anobelino Martins l Clique na foto para ampliá-la





sábado, 26 de maio de 2012

Beto Buarque faz show de lançamento do seu primeiro CD e Videoclipe

O momento marcou o início da nova trajetória da carreira artística do cantor
Por Abidias Martins

Na noite de ontem (25) aconteceu o show de lançamento do primeiro CD e Videoclipe da música de trabalho, “Quero Tanto”, do cantor Beto Buarque.
O evento aconteceu na Nav Eventos na Jatiúca em Maceió-AL.
As Bandas Demode, La Corte, Deskart e Dj Fábio K também participaram do momento, que marcou o início da nova trajetória da carreira artística do cantor.
Beto Buarque é conhecido por cantar músicas românticas embaladas pelo Pop Rock.
Amigos, fãs e familiares foram prestigiar o talento do jovem músico que certamente terá uma carreira de muito sucesso.


Fotos: Abidias Martins l Clique na foto para ampliá-la








Órgãos Municipais se mobilizam na luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Para denunciar disque Direitos Humanos (Disque 100)
Por Abidias Martins

18 de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em todo o Brasil foram organizadas ações que buscaram alertar a sociedade para a necessidade de proteção contra a violência sexual.
Em São Luís do Quitunde a marcha foi às ruas na última quinta-feira (24) e contou com a presença de vários alunos das Escolas Municipais.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência Especializa da Assistência Social (CREAS), e apoio do Conselho Tutelar e Colégio Demócrito Sarmento visa despertar a atenção da sociedade quitundense para a luta contra a exploração infantil e o abuso sexual.

A mobilização dos órgãos municipais é muito importante, mas é preciso que toda a sociedade esteja evolvida e engajada nesta luta constante. Para denunciar abusos contra crianças e adolescentes o cidadão deve ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100). Qualquer pessoa pode contactar a ouvidoria, o serviço é gratuito e atende 24 horas.

A data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por Lei Federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli de 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
Fotos: Cortesia (Assistência Social) l Clique para ampliar




quinta-feira, 24 de maio de 2012

Taxi de São Luís do Quitunde capota na Rodovia AL 101 Norte; mãe e recém nascido ficaram feridos

No momento do acidente chovia muito e o motorista perdeu o controle durante uma aquaplanagem
Por Slqnoticias com Barra Agora

Ailton Oliveira - Barra Agora
Um veículo Corsa Classic Taxi de placa NML 8031 de São Luiz do Quitunde, capotou no início da tarde desta quinta-feira (24), na Rodovia AL 101 Norte, a poucos metros da entrada de acesso ao município de Barra de Santo Antônio.

Segundo informações de populares, o taxista não identificado, conduzia o veículo com quatro ocupantes e um recém-nascido, de Maceió a São Luiz do Quitunde, quando nas proximidades da Fazenda São Bráz o veículo derrapou na pista molhada e capotou.

No momento do acidente chovia muito e o motorista perdeu o controle durante uma aquaplanagem, em seguida bateu em uma cerca de arame farpado e foi parar em um canavial as margens da Rodovia. 

Josineide Souza da Silva de 36 anos estava voltando da maternidade com seu filho recém-nascido de apenas 03 dias. Ela e a criança não correm risco de morte, mesmo assim foram encaminhadas ao HGE (Hospital Geral do Estado) por uma viatura do SAMU.

Rodovia que ligará São Luís do Quitunde a Maceió está ficando pronta

A nova estrada  facilitará o acesso entre o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a região da Costa dos Corais, no Litoral Norte
Por Slqnoticias com Cada Minuto
Cada Minuto
As obras de implantação da rodovia AL-105, Alça da Flamenguinha, continuam avançando. Segundo dados do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), responsável pelo serviço, a nova estrada, que ligará a parte alta de Maceió ao município de São Luiz do Quitunde, já conta com 22 km de terraplenagem concluídos e 7,5 km já pavimentados. A nova rodovia terá 28 km de extensão e facilitará o acesso entre o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a região da Costa dos Corais, no Litoral Norte.

Considerada como ponto estratégico para o desenvolvimento do turismo no Estado, a implantação da Alça da Flamenguinha é pleito antigo do setor turístico alagoano, que agora está virando realidade. O novo acesso encurtará em 32 km a distância para aqueles que desembarcam no Aeroporto Zumbi dos Palmares e seguem para o Litoral Norte. Na prática, isso significará também uma redução de 30 a 40 min, em média, no tempo de viagem. Esse é apenas um dos motivos que tornam a conclusão da rodovia tão aguardada.

Para o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, a implantação da Alça da Flamenguinha é uma ação extremamente importante para o progresso econômico do Litoral Norte e do Estado de Alagoas como um todo. Os benefícios da construção da nova estrada poderão ser sentidos não só pelos turistas, mas também pelo setor produtivo, que terá na construção do novo acesso uma sensível melhora na escoação de produtos.

“A nova rodovia reduzirá consideravelmente o trajeto de quem desembarca no aeroporto em direção ao Litoral Norte, diminuindo também o tempo da viagem. Além de desenvolver a Costa dos Corais, que é o segundo maior polo turístico de Alagoas, a obra vai facilitar também o acesso à região Norte alagoana, melhorando o escoamento da produção”, ressalta Marcos Vital.

A implantação da rodovia Alça da Flamenguinha é uma das obras viárias do DER que fazem parte do programa Alagoas Tem Pressa.

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (28)

Estudantes terão até o dia 15 de junho para se inscrever; taxa é de R$ 35
Por Slqnoticias com Guia do Estudante

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (24) que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2012 começam na próxima segunda (28), a partir das 10h, exclusivamente pela internet. O prazo vai até as 23h59 do dia 15 de junho e a taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos de escola pública podem pedir isenção.

A prova será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). No primeiro dia (sábado), as questões serão de ciências humanas e ciências da natureza; no segundo (domingo), os estudantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Mudanças
O MEC também confirmou as mudanças que já vinham sendo esperadas na correção das próximas provas.
Hoje, um texto é corrigido por dois especialistas e, se houver discrepância superior a 300 pontos, passa por apenas um terceiro corretor. Agora, a discrepância máxima entre as notas caiu para 200 pontos na nota total ou 80 pontos em cada uma das competências (são cinco competências ao todo, cada uma valendo 200 pontos). Acima disso, a redação passará para um terceiro corretor e a nota final será a média aritmética simples das notas "mais próximas". 

Caso as diferenças entre as notas permaneçam, a prova será submetida a uma banca examinadora composta de três avaliadores, que darão a nota final.

O ministério anunciou que vai lançar um "Guia do Participante" em julho com exemplos de boas redações e esclarecimentos sobre os critérios da correção.

Calendário do Enem:

InscriçõesDe 28 de maio (a partir das 10h), a 15 de junho (até as 23h59)
Pagamento da taxaAté 20 de junho
Provas3 de novembro (das 13h às 17h30) - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

4 de novembro (das 13h às 18h30) - Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática
Gabarito7 de novembro
Resultado Final28 de dezembro

terça-feira, 22 de maio de 2012

São "Luís" do Quitunde com S ou Z?

A grafia do topônimo São Luís sempre foi objeto de controvérsia, desde o século XVII...
Por Abidias Martins
Clique para ampliar
Caros leitores do slqnoticias,

Devido às inúmeras dúvidas geradas em torno da grafia do topônimo São Luís, decidimos pesquisar sobre o assunto para esclarecer se o correto é escrevê-lo com S ou com Z.

Na maioria dos prédios públicos do município encontramos os letreiros escritos com Z, exceto no Fórum, onde o S aparece na terminação do nome Luís.

Pois bem, esta discussão não é recente. Em nossas pesquisas descobrimos que em 1984 os Maranhenses, que tem como capital São Luís, já discutiam sobre este assunto. O mais interessante é que o debate mobilizou o Poder Público, a Universidade Federal do Maranhão, a Academia Maranhense de letras e vários escritores e professores da língua portuguesa.

Como “São Luís” do Quitunde refere-se ao mesmo “São Luís” do Maranhão, usaremos a explicação da conclusão obtida pelos maranhenses.

*A Comissão, depois de estudos acurados e criteriosos, em que foram analisados os aspectos referentes à história, à tradição, à etimologia e à ortografia, apresentou no dia 5 de abril de 1984 parecer conclusivo e estribado em quatro itens.

São Luís de França
1 - Historicamente, o topônimo São Luís é de origem estrangeira – vem de Saint Louis, apelido hagiográfico de Louis IX, o Santo, Rei de França (1242/1270) – e lhe dado em homenagem a Louis XIII, o Justo.

2 - Tradicionalmente, a grafia do topônimo São Luís sempre foi objeto de controvérsia, desde o século XVII, quando se fundou a cidade de São Luís do Maranhão, até os nossos dias, conforme documentos históricos e obras de escritores antigos e modernos, não se tendo por onde afirmar a existência de uma forma consagrada pelos brasileiros que justifique a grafia São Luiz com Z.

3 - Etimologicamente, a palavra Luís é de origem germânica (Hluodowig) que deu em italiano Ludovico e Luigi; no Francês, Louis e no Português e Espanhol, Luís. Cabe ainda ressaltar que se o Latim Eclesiástico já apresentava formas Ludovicus e Aloisius (com S), nada levaria a que, na sua passagem para o Português, Ludovicus, que não é patronímico, justificasse o Z, como se justificou em Ramirez, Lopez, Rodriguez, etc., hoje também grafado com S, contrariando, por força do atual Sistema Ortográfico, a própria razão etimológica.

4 - Ortograficamente, como nome próprio de introdução eclesiástica, do mesmo modo que Dominicus, Marcus, Lucas, etc., Ludovicus inclui-se entre aqueles nomes cujas consoantes latinas finais se conservam. Esta é, aliás, a razão pela qual Gonçalves Viana, em seu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, grafa Luis e Luisa com S. E o Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa registra Luís, Luísa, São Luís do Purunã, São Luís do Quitunde, etc., todos com S e não com Z.

*A onomástica (do grego antigo ὀνομαστική, ato de nomear, dar nome) é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialectos. Nascida na metade do século XIX, a onomástica é considerada uma parte da linguística, com fortes ligações com a história e a geografia.

O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa é a maior obra prescrita da Onomástica da língua portuguesa. Escrita pelo filólogo, lexicógrafo e arabista José Pedro Machado, teve sua primeira edição lançada em 1981.

Outras justificativas apontadas pela comissão: “Com S se grafou São Luís, quando La Ravardière entregou aos portugueses o Forte de Saint-Louis; com S se grafou São Luís, quando Alexandre de Moura dele tomou posse; com S está São Luís registrada nos mais primitivos mapas que se conhecem; com S está São Luís nas mais antigas atas de reunião do Senado da Câmara; com S está São Luís no auto de juramento do Maranhão à Independência e ao Império do Brasil; com S está São Luís em todos os documentos oficiais, sendo de destacar a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, órgão competente para fixar a grafia dos topônimos”.

A explicação dada sobre a capital do Maranhão é a mesma para nós quitundenses. Vale ressaltar que no Portal da Transparência, órgão do Governo Federal, São Luís do Quitunde é grafado com (S) e acento agudo no (Í), não deixando qualquer dúvida sobre a correta grafia.

Então é isso, a partir de agora vamos escrever corretamente e repassar esta informação para todos os habitantes de São LUÍS do Quitunde.
_______________________________________________________________

*Fonte de pesquisa: Blog Maranhão Maravilha, Wikipédia e Portal da Transparência da Corregedoria Geral da União.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diretor da Auto Escola Pinheiro São Luís esclarece algumas dúvidas sobre emissão de CNH

Depois que o aluno dá entrada, o processo tem validade de um ano
Por Abidias Martins

Josivaldo Moura
O diretor geral e instrutor de aulas teóricas (legislação) da Auto Escola Pinheiro São Luís, Josivaldo Moura, conversou com o slqnoticias e explicou o procedimento para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele disse estar satisfeito com os resultados alcançados ao longo dos seis anos em que se encontra em São Luís. O empenho dos profissionais envolvidos na empresa é, de acordo com ele, um dos fatores que contribuem para as conquistas.

Para tirar a primeira CNH é necessário ter 18 anos imputavelmente, portar CPF, identidade e comprovante de residência. Depois que o aluno dá entrada, o processo tem validade de um ano.

Após se informar e realizar os primeiros procedimentos na Auto Escola o aluno deve:

·         Dirigir-se a um Posto de Atendimento da capital ou a uma CIRETRAN;

·        Capturar foto, assinatura e biometria, receber a guia de recolhimento (Detran e Clínica);

·         Efetuar o pagamento da guia de recolhimento no agente arrecadador;

·    Dirigir-se a clínica indicada na guia de recolhimento para submeter-se aos exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica;

·    Devidamente apto na avaliação clínica e psicológica, o candidato deverá dirigir-se ao Centro de Formação de Condutores (CFC) – classe A, para realizar o Curso Teórico (Legislação de Trânsito - 45h);

·   Agendar e fazer o Exame Teórico (Legislação de Trânsito) que será aplicado pelo DETRAN (capital) ou Banca Examinadora Volante (interior);

·       Aprovado no Exame de Legislação de Trânsito, o candidato deverá dirigir-se ao Centro de Formação de Condutores (CFC) - classe B, para realizar o Curso de Prática de Direção Veicular para a categoria pretendida (20h);

·     Agendar através do site do Detran-AL e fazer o Exame Prático de Direção Veicular; no DETRAN (capital) ou Banca Examinadora Volante (interior);

·     Se aprovado no exame final, deve se dirigir a um Posto de Atendimento da capital ou a uma CIRETRAN;

·      Apresentar a documentação exigida para dar entrada no processo e aguarde o envio da CNH (Provisória) para seu endereço, pelos Correios.

A primeira CNH é um documento provisório, chamado Permissão para Dirigir, e tem validade de um ano. Passado este prazo o condutor deve solicitar a CNH definitiva, mas para isso ele não deve ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ter reincidido em infração média.
Instrutores e Alunos da Auto Escola Pinheiro São Luís
O diretor esclarece que o propósito da Auto Escola é fazer com que os processos sejam concretizados o mais rápido possível, visto que muitos alunos tem pressa para receber o documento, mas isto não depende do CFC, pois é preciso que o aluno passe por todas as etapas que o procedimento exige. Além disso, segundo ele, o prazo disponível atualmente pelo Detran-AL para a realização da prova de direção (prática), fica em torno de 90 dias conforme o calendário.

Pensando em desafogar a lista de espera dos alunos que aguardam para realizar a prova, Josivaldo está encaminhado-os para outros municípios do interior, onde os exames também são realizados de acordo com a disponibilidade do calendário do Detran-AL; são eles: Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Atalaia. Nestes casos é cobrada uma taxa extra para custear as despesas geradas pela viajem.

“Nosso propósito é de oferecer o melhor atendimento possível aos nossos alunos. Com relação ao prazo de conclusão do processo de emissão da CHN, quanto mais rápido acontecer, melhor será para os alunos e consequentemente para nós, que teremos mais vagas para receber novos clientes. Mas, é preciso cumprir e respeitar todos os prazos estabelecidos pela regulamentação do Detran-AL.” Ressaltou Josivaldo.

“Estamos montando uma nova estrutura em um novo prédio. O local é mais amplo, e lá poderemos atender ao público com mais conforto. A mudança será feita brevemente.” Concluiu.

Quem quiser entrar em contato com a Auto Escola Pinheiro São Luís para emitir a primeira CNH, renovação, classificação ou reciclagem, deve ligar para o número (82) 3254-2133.

Fotos: Abidias Martins l Clique na foto para ampliá-la



quinta-feira, 17 de maio de 2012

São Luís do Quitunde festeja 120 anos de Emancipação Política

Missa, inauguração de obras e shows com as Bandas Bakanas e Aviões do Forró movimentaram o dia
Por Redação



Nesta quarta-feira (16) os quitundenses comemoraram a Festa da Emancipação Política da cidade. O dia começou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Elison Silva e concelebrada pelos Padres Alex Sandro e José Arnaldo, este é pároco da cidade; aqueles são filhos da terra.


Santa Missa
Durante a celebração eucarística Pe. Alex contou um pouco da história de São Luís. Ele disse, entre outras coisas, que o município recebeu o nome de São Luís do Quitunde por influência de uma família portuguesa que trouxe a imagem de São Luís de França (Louís IX), e instalou uma Igreja em homenagem ao santo quando o município ainda não tinha sido emancipado. Segundo as pesquisas do religioso isso aconteceu no dia 22 de junho de 1882. Portanto, no dia 22 do próximo mês a paróquia estará completando 130 anos de existência. A emancipação veio dez anos mais tarde, em 16 de maio de 1892.  Veja o resumo do que o sacerdote falou. Confira no vídeo abaixo:


Inauguração de obras

Escola do Peti Dr. Luiz
Ernesto Correia Maranhão
Na comemoração deste ano, algumas obras foram entregues pelo prefeito Cícero Cavalcante. Após o hasteamento das Bandeiras na Prefeitura Municipal, ele fez a inauguração da Escola Dr. Luiz Ernesto Correia Maranhão, que atenderá os alunos do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). O nome da instituição de ensino é uma homenagem ao ex-diretor da Usina Santo Antonio, que faleceu no último dia 22 de abril.

Ponte Prefeito Cícero
Cavalcante na Pindoba
Depois foram inauguradas algumas ruas que foram calçadas no Quitunde. Em seguida aconteceu a reinauguração do matadouro público. E por fim, o chefe do executivo municipal entregou a obra mais esperada, a ponte da Pindoba, que recebeu o nome próprio prefeito.

Cavalcante disse que se sentia com o dever cumprido como prefeito municipal.

Shows de encerramento

À noite aconteceram os shows de encerramento dos festejos com as Bandas Bakanas e Aviões do Forró. A Banda Bakanas abriu a noite com um show muito dançante. Xandinho e Solange, cantores da Banda Aviões do Forró, começaram a se apresentar por volta das 00h30. Foi a primeira vez que eles estiveram em São Luís do Quitunde; o show durou duas horas. O pátio de eventos estava lotado de cidadãos quitundenses, e de várias pessoas que vieram de outras cidades para prestigiar o evento e se divertir.

Fotos: Anobelino Martins l Clique na foto para ampliá-la
Para ver o álbum completo Clique aqui

Solange, Anobelino e Xandinho
Prefeito Cícero Cavalcante
Cantores da Banda Bakanas

Público





Público
Fã Clube Bakanas