terça-feira, 29 de maio de 2012

Sumaúma de 18 metros e quase 100 anos embeleza a Fazenda Roncador

Turistas, ambientalistas, universitários e curiosos já passaram pelo local para registrar a existência da árvore que também é conhecida como escada do céu
Por Abidias Martins

Perto do ônibus e do carro podemos perceber a imponência da Sumaúma 
O slqnoticias esteve na Fazenda Roncador na tarde de ontem (28), para mostrar a exuberante Sumaúma que há três gerações está presente na vida dos moradores.

A árvore tem 91 anos e possui 18 metros de tronco. Aurélio Buarque de Oliveira, primeiro dono da fazenda, foi quem plantou a Sumaúma, ele pediu que seu filho Antonio Buarque, e seu neto Ricardo Buarque dessem continuidade aos cuidados para a preservação da árvore.

Olhando de perto a Sumaúma é verdadeiramente fantástica. Seus galhos tem a espessura de uma árvore comum e seu tronco esbanja vitalidade. A imponência da árvore encanta a todos que passam para visitá-la. Próximo a ela encontra-se outra árvore da mesma espécie que tem aproximadamente 50 anos.

Turistas, ambientalistas, universitários e curiosos já passaram pelo local para registrar a existência da árvore que também é conhecida como escada do céu.

Outros nomes

A Sumaúma, chamada ainda de Samaúma, é conhecida pelos indígenas da Amazônia como mãe das árvores. Dentro da floresta ela se destaca com altura que pode passar dos 60 metros e por isso também é chamada escada do céu ou árvore da vida. Nas áreas abertas ela se espalha e mostra ainda maior a sapopemba, ou grandes cavidades formadas pelas raízes altas, onde até pessoas podem encontrar abrigo. O tronco dela costuma reter água que, em determinados períodos, escorre para a terra ao redor.

Bastante conhecida na América do Sul ela é da família Malvaceae e recebe o nome científico Ceiba pentandra (L) Gaertn. Hoje, aos pés da Sumaúma da Fazenda Roncador, há uma placa com os nomes: popular e científico.

As informações estão de acordo com uma matéria publicada no site do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), em agosto do ano passado. 

Fotos: Abidias e Anobelino Martins l Clique na foto para ampliá-la





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!