segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto sócio educativo promove oficina de arte e reciclagem para mais de 100 alunos da rede pública

Os resultados dos trabalhos são positivos. Cerca de 85% dos alunos faltosos estão voltando à sala de aula
Por Abidias Martins 

Turma de domingo (20/11/2011)
Todos os sábado e domingos das 13h às 17h, na Escola Municipal Divino Redentor, acontecem às oficinas de arte e reciclagem do Projese – Projeto sócio-educativo.

O projeto tem a finalidade de resgatar os alunos que, por algum motivo, não frequentam as aulas regularmente. Lá eles têm a oportunidade de se sentirem agentes atuantes e transformadores de sua realidade.

Marili Souza
A orientadora das oficinas de arte e reciclagem, Marili Souza, falou com o SLQNotícias, e disse que no início de julho, quando os trabalhos começaram, eram apenas 14 crianças, hoje já são 108 registradas, e a procura aumenta a cada dia. São crianças de 8 a 15 anos de várias escolas municipais, dentre elas: Escola Maria do Carmo de Moraes, Escola Demócrito Sarmento, Escola Dr. Júlio de Queiroz e Escola Adevan Verçosa e Silva. A iniciativa, que não tem fins lucrativos, recebe o apoio da Secretaria Municipal de Educação e atua em parceria com o conselho tutelar, médicos e psicólogos.

Nas oficinas os estudantes trabalham com garrafas pet, filtros de café, papel misto, papel branco, embalagens de achocolatado, etc. O lanche que é servido também segue a linha do reaproveitamento. É o exemplo do doce de casca de melancia, que tem um sabor parecido com doce de mamão. É servida ainda a torta salgada de talos, que contém rúcula, salsinha, couve, salsão, agrião e massa de macaxeira. Esse cardápio, além de ser uma delícia, faz com que os alunos reflitam sobre o desperdício de alimentos.

As crianças e adolescentes envolvidos no projeto também participam de passeios educativos. Os mesmos já foram visitar a reserva ecológica da Usina Santo Antonio, e no próximo dia 9 de dezembro estarão indo para o teatro Gustavo Leite em Maceió, para assistir uma peça teatral. Outras atividades recreativas como passeio de trem, e visitas a áreas de reflorestamento também já estão agendadas.

Marili destacou que os resultados dos trabalhos são positivos, pois, segundo ela, cerca de 85% dos alunos faltosos estão voltando à sala de aula. “É muito bom ver os alunos entusiasmados. Vamos fazer uma árvore de natal de 3 metros para ficar exposta no cruzeiro. Também colocaremos luminárias e enfeites reciclados em todos os postes do alto do redentor.” Concluiu.

No próximo dia 30 será realizada a primeira exposição do trabalho dos alunos. A amostra acontecerá, das 8h às 12h, no auditório da secretaria de educação.

Apesar do projeto estar indo bem, não podemos esquecer que ainda é preciso fazer muito pelas crianças e adolescentes de São Luiz do Quitunde. O local das atividades, por exemplo, poderia ser melhor, pois muitos alunos estão fazendo as atividades no chão. Faltam espaço e condições favoráveis para o melhor aproveitamento dos trabalhos. Mas, já é um bom começo. Tomara que não caia no esquecimento, mas que melhore e evolua a cada dia com o apoio das autoridades.
 
Fotos: Abidias Martins I Cique na foto para ampliá-la
 








domingo, 20 de novembro de 2011

Espetáculo teatral “A troca” estréia em São Luiz do Quitunde

A associação teatral das alagoas (ATA), vai se apresentar em dez município alagoanos
Por Abidias Martins

Na noite de ontem (19), na Escola Municipal Adevan Verçosa e Silva, houve a estréia do espetáculo teatral “A troca”. A apresentação começou as 21h, e reuniu cerca de sessenta jovens. O espetáculo fundamenta-se num processo artístico de construção colaborativa, e pretende experimentar novas possibilidades de comunicação entre artista e público. 
O argumento inicial para a elaboração do texto foi em manter um olhar atento e observador sobre as relações humanas, principalmente sobre o comportamento em relação à família. Sobre isso os atores-criadores lançaram a toda equipe do projeto questionamentos e provocações sobre família, amor, desejo, traição, sexo, felicidade.
O grupo veio apresentar-se em São Luiz a convite de Ginaldo Santos (Gin), que é incentivador da valorização da cultura e da arte no município. Em seu facebook, Gin agradeceu aos que foram prestigiar o espetáculo: “Mais um desejo realizado, agradeço demais aos que compareceram ao espetáculo teatral ‘A Troca’ com o grupo ATA. São Luiz colhendo bons frutos. Haverá outros momentos.
Durante o espetáculo houve muitos risos e surpresas, já que o público interagia o tempo todo com os atores.
Contemplado pelo programa de cultura BNB parceria BNDES edição 2011, o projeto “A Troca”, elaborado e coordenado pelo sócio da ATA, Henrique Rocha Floris, percorrerá dez municípios alagoanos, são eles: São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Japaratinga, Maragogi, Ibateguara, Boca da Mata, Barra de São Miguel, Coruripe, São Miguel dos Campos e Maceió.

Fotos: Ginaldo Santos I Cique na foto para ampliá-la
Ginaldo Santos e Henrique Rocha
Alderir, Fernandes, Gabriela e Henrique

Conversa com o público
Preparação dos artistas



Início do espetáculo
Momentos do espetáculo

 
Momentos do espetáculo

Interação com o público

Final do espetáculo

Final do espetáculo



Ginaldo e amigos


Jantar dos artistas





sábado, 19 de novembro de 2011

Ufal oferece mais de 600 vagas para transferência

Alunos da universidade também terão oportunidade de fazer reopção de curso; são mais 613 vagas em diversos cursos dos Campi Maceió e Arapiraca
Ufal.com.br l Simoneide Araujo - jornalista 

Entrada do campi Maceió
A Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas, até o próximo dia 28 de novembro, para transferência e reopção de curso nos Campi Maceió e Arapiraca. Das 1.242 vagas oferecidas para o primeiro semestre de 2012, 629 são para transferência e 613 para reopção. Entre os cursos mais concorridos estão Direito, Medicina, Odontologia, Agronomia e Engenharia de Pesca.


Para o Campus A. C. Simões, em Maceió, entre os cursos com vagas abertas estão Administração (17), Arquitetura (17), Biologia (25), Direito (17), Educação Física (24), Engenharia Ambiental (15), Engenharia Química (11), Física (33), Geografia (38), Letras (39), Matemática (12), Medicina (02), Odontologia (03) e Zootecnia (15). Veja a relação completa no Edital 76/2011.

No Campus Arapiraca, há vagas para Agronomia (15), Arquitetura (06), Ciência da Computação (03), Engenharia de Pesca (13), Enfermagem (05), Turismo (15), entre outros. A lista completa dos cursos e as respectivas vagas está no Edital 78/2011.
Os editais com as vagas de reopção para Maceió, 521 ao todo, e para o Campus Arapiraca, 92, estão disponíveis no link Concursos e Editais no portal da Ufal.

Como se inscrever

Os interessados devem comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no prédio da reitoria, Campus A. C. Simões, em Maceió, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  Em Arapiraca, as inscrições serão feitas no mesmo horário, no Campus localizado na Avenida Manoel Severino Barbosa, s/n, Bom Sucesso.

Os candidatos só poderão concorrer à vaga no curso pretendido se estiverem regularmente matriculados este ano de 2011, na instituição de origem. Além da documentação exigida, também deverão comprovar o pagamento de taxa no valor de 50 reais, conforme boleto, que só será liberado depois de conferidos os documentos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estado de Alagoas ganha um novo título: "campeão" de analfabetismo no Brasil

Dados divulgados pelo IBGE demonstram o resultado da falta de investmento na educação em Alagoas
São Luiz do Quitunde Notícias com Portal UOL de educação

Ilustração
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulga dados do Censo 2010 e revela que Brasil ainda tem 9,6% da população com 15 ou mais anos analfabeta. A maioria dos analfabetos do país está no Nordeste que concentra 53,3% (7,43 milhões) do total de brasileiros que não sabem nem ler nem escrever. Esse percentual é maior do que em 2000, quando era de 51,4%.


Quando são considerados apenas os habitantes da região, o índice de analfabetismo é de 19,1%. O Nordeste também tem o Estado na pior situação: 24,3% dos habitantes de Alagoas (537 mil em 2,21 milhões) são analfabetos. Em 2000, eram 33,4%.

A região Centro-Oeste, no entanto, continua com o menor total de analfabetos dentre todos os habitantes do país –5,5%, apesar do aumento de 0,1 ponto percentual em relação a 2000. A região com menos analfabetos entre a própria população é a Sul, com 5,1% (índice que era de 7,7% há dez anos).

O Distrito Federal continua como a unidade da federação com a menor taxa: 3,5% em 2010, 5,7% em 2000. Os dados de analfabetismo ainda são preliminares. Segundo o IBGE, eles são números puros e podem sofrer alterações.

Rural x urbano – As maiores taxas de analfabetismo estão nas zonas rurais. Enquanto a taxa nas regiões urbanas chega a 7,3%, no campo ela chega a 23,2%. Com exceção de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, todas as outras unidades da federação têm taxa de analfabetismo que supera 10%.

Alagoas também ostenta o título de “campeã” nesse quesito: 38,6% da população rural com 15 anos ou mais não sabe ler nem escrever. Nas áreas urbanas, a maior taxa está também em Alagoas, com 19,58% da população das cidades analfabeta. O Distrito Federal também tem a menor taxa urbana, de 3,26%.

Esta estatística é uma vergonha para os alagoanos. Lógico que isso se deve ao “esquecimento” das autoridades pela educação. Claro, quanto mais pessoas analfabetas, melhor será para a classe política que se favorece da falta de esclarecimento do povo. A população precisa acordar e exigir seus direitos, pois a educação é primordial na formação de qualquer cidadão.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bope e Força Nacional devem reforçar o policiamento da Região Norte

A atuação nas cidades deve começar a partir da primeira semana de dezembro 
SLQNotícias com Gazeta de Alagoas - Severino Carvalho 

Bope - Ilustração
Maragogi – Oito municípios da região Norte de Alagoas vão contar, a partir da primeira semana de dezembro, com reforço no policiamento, que será feito pela Força Nacional de Segurança (FNS) e pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O anúncio de emprego das tropas foi feito pelo comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), tenente-coronel Neyvaldo Amorim, após reunião com o comandante-geral da Polícia Militar alagoana, coronel Luciano Silva.

  

No último domingo (13), a Gazeta de Alagoas publicou uma matéria mostrando a precariedade do aparato e o deficit no efetivo das polícias Civil e Militar.
A reportagem  motivou um  encontro  ocorrido na última segunda-feira(14),  na sede do Comando Geral, em Maceió, entre os dois oficiais. Eles traçaram ações de combate ao crime na região Norte do Estado.

Força Nacional
Em contrapartida, a criminalidade avança, impulsionada pelo tráfico de drogas, assassinatos, assaltos, furtos e arrombamentos ao comércio. “Vamos dar uma resposta com muito trabalho, como sempre fizemos. Estamos fazendo muito para o que temos, mas somos soldados dedicados. A tropa é boa. Com inteligência e o apoio do Bope e da Força Nacional, reforçaremos o policiamento em toda a área”, afirmou o comandante do 6º BPM.

domingo, 6 de novembro de 2011

Menor de idade é alvejado por vários tiros e morre no local da tragédia

A onda de violência em São Luiz do Quitunde preocupa os moradores
Por Abidias Martins

Foto: Cláudia Bachoth
Na manhã deste domingo (6), por volta das 11h, foi morto um adolescente de 16 anos de idade. O crime aconteceu no quitunde, próximo ao campo do Nápolis. O jovem identificado como E.L.S. tinha o apelido de “painho”. O mesmo recebeu vários disparos de arma de fogo e morreu no local da tragédia.
A vítima trabalhava armando banca na feira livre da cidade, e morava no bairro Alto do Redentor.
Segundo informações, o crime pode ter ligação com o tráfico de drogas.
No local da tragédia estavam os familiares da vítima, e vários curiosos. Ninguém sabe informar quem foram os autores dos disparos.
A onda de violência em São Luiz do Quitunde preocupa os moradores, pois o número de jovens mortos cresce assustadoramente.


Fotos: Anobelino Martins I Cique na foto para ampliá-la 


Familiares próximos ao corpo


Familiares e curiosos





quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quitundenses lotam o cemitério neste dia de finados para relembrar seus entes queridos

A origem do dia de finados é vista na história desde o século I, quando os primeiros cristãos já rezavam pelos mortos
Por Anobelino Martins


Como em todos os anos, o cemitério Nossa Senhora da Conceiçao, em São Luiz do Quitunde, foi visitado por milhares de pessoas que vieram manifestar a sua fé. Muitos que moram em outras cidades se sentiram motivados a voltar a São Luiz afim de visitar o túmulo dos seus entes queridos.

O dia de finados é dedicado as pessoas amadas que já faleceram, é o dia em que nos recolhemos para rezar pelas almas daqueles que já partiram desta viva. É o dia do amor, pois celebramos a vida eterna daqueles que partiram marcados pelo sinal da fé. O dia de finados é a celebração da vida eterna. Pois, o cristianismo é a vivência constante na comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

A origem do dia de finados é vista na história desde o século I, quando os primeiros cristãos já rezavam pelos mortos. Costumavam ainda  visitar os túmulos dos mártires para rezar por aqueles que deram a vida pelo Evangelho.

No século IV a Igreja já citava os mortos na celebração da Missa, rezando em memória do sufrágio das almas. No século V a Igreja já havia determinado um dia no ano para rezar pelos mortos   que ficaram esquecidos ao longo do tempo.

No século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) determinaram que todas as comunidades dedicassem o dia 2 de novembro aos fiés defuntos, já que o dia 1° é dedicado a todos os Santos. Celebrando assim no dia 1° a Igreja Triunfante e no dia 2 a Igreja purgante. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O dia dos Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
 
Fotos: Anobelino Martins I Cique na foto para ampliá-la

Cemitério N. S. da Conceição
Interior do cemitério N. S. da Conceição

Agradecimento da conselheira tutelar Sandra Maria ao povo quitundense

"Pela bravura e dedicação que tenho, farei novamente o possível e o impossível, para ajudar os jovens e os adolescentes de São Luiz do Quitunde." 

"Saudações! Mais uma vez volto a pedir licença a cada cidadão quitundense para entrar em sua casa e agradecer pelo seu voto e de seus familiares. Sei que as pessoas que depositaram sua confiança em mim na primeira eleição, também votaram nesta segunda. Isto é fruto do meu trabalho, fé, coragem, entusiasmo e amor dedicado as crianças e aos adolescentes de São Luiz do Quitunde. Com isso dupliquei meus votos, ficando em 1º lugar. 

Primeiramente agradeço a Deus por esta vitória, pois ele tem me dado sabedoria para amar o próximo, não diminuir ninguém e com isso ser feliz.

Pela bravura e dedicação que tenho, farei novamente o possível e o impossível, para ajudar as crianças e os adolescentes. Essa eleição foi muito difícil, desde o começo até o fim, mas nós conseguimos ganhar mais uma luta. Não devemos ter medo dos confrontos!

Agradeço aos Católicos, Protestantes e ao povo em geral. Até os planetas se chocam e do caos nascem às estrelas. Por isso tranquilizem-se que não irei decepcioná-los. Cada um de vocês sinta-se abraçado por essa vitória. Não é só minha, mas, de todos nós. Estarei sempre com vocês, por que vocês merecem. Sinto-me amada por Deus, por meus familiares e por todos vocês."

Meu muito obrigada!
Obrigada! Povo Quitundense!
Um beijo no coração de todos, com carinho de Sandra Maria.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A era da tecnologia gera a sociedade do controle

A evolução tecnológica rompe com os paradigmas convencionais de sociabilidade, e cria novos mecanismos de interação
Por Abidias Martins
Fonte da imagem: blogdofernandocoelho.blogspot.com

Vivemos literalmente na era da tecnologia, e estar conectado com esse sistema é cada vez mais necessário para o melhor funcionamento das práticas sociais contemporâneas. Quem não se insere nesse processo está praticamente fora do contexto de um mundo cada vez mais virtual.
Celulares, câmeras, internet, códigos e senhas. Através dessas novas tecnologias somos controlados, o tempo todo, pelo sistema e por nós mesmos.
cantinhodaculturaedolazer.net
O autor americano George Orwell quando publicou o livro 1984, descreveu uma vigilância controlada pelo Estado e que funcionava de forma arbitrária, com a finalidade de punir os cidadãos. No livro encontramos o personagem “o grande irmão” (ou big brother, na versão original), que é a figura por meio da qual o Estado controla toda a sociedade. Orwell escreveu esta obra de ficção baseado em seu olhar sobre os regimes totalitários, principalmente dos governos de Stalin, Hitler e Churchill que oprimiam a Europa e a Ásia nas décadas de 1930 e 1940. Na ficção, o fato de ser vigiado acabava sendo uma forma de controle que gerava uma grande insatisfação nos cidadãos.
Contudo, na contemporaneidade, o monitoramento deixou de ser algo incômodo. A vigilância ganhou status, sobretudo através das redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter. A subjetividade do indivíduo passou a ser partilhada no âmbito coletivo.
Nesse viés fica evidente que a evolução tecnológica rompe com os paradigmas convencionais de sociabilidade, e cria novos mecanismos de interação.
Muitas manifestações populares surgem das redes sociais. Recentemente várias revoluções contra governos ditadores do mundo árabe, ganharam impulso e tiveram resultados positivos através da disseminação de idéias e incentivos por meio dessas redes.
Podemos concluir que toda essa evolução tecnológica contribui para a proliferação das lutas populares, e da prática da sociabilidade sem fronteiras, na perspectiva de um mundo mais democrático. A mesma também promove uma comunicação mais rápida e eficiente. Mas, é imprescindível que os usuários tenham consciência de seus atos ao usarem o mouse e o teclado, pois um deslize de conduta pode comprometê-los seriamente.
Fonte da imagem: blog.professoralex.com