quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Banda Calypso será a grande atração da festa da independência em São Luiz do Quitunde

Uma grande estrutura está sendo montada no pátio de eventos
Por Abidias Martins

Novo CD da banda Calypso

No próximo dia 05/09 a banda Calypso vem pela primeira vez à São Luiz do Quitunde. Todos já estão na expectativa para conferir a apresentação de uma das maiores bandas do Brasil.

Ainda teremos mais sete atrações para abrilhantar essa enorme festa, que acontecerá durante  os dias 4, 5, 6 e 7 de setembro do corrente ano, são elas: Capa de sela, Magnificos, Cavalo de pau, Rafael e Gabriel, Mano Walter, Esquadrão de bali e karisma.


Uma grande estrutura está sendo montada no pátio de eventos, com dois palcos e um camarote. Será um espetáculo de cores, luzes e som.

Programação oficial:
04/09 - Capa de sela, Magnificos e Cavalo de pau.


05/09 - Rafael e Gabriel, Banda Calypso e Mano Walter.


06/09 - Esquadrão de Bali e Banda Karisma.


07/09 - Desfile cívico com as escolas da rede municipal de ensino.

Promoção: Secretaria de eventos e secretaria de cultura.

* Fonte das fotos: imagens do google

domingo, 28 de agosto de 2011

Paula Fernandes em Maceió: um show que encantou e emocionou os alagoanos

Seu último trabalho, o CD e DVD "Paula Fernandes ao vivo", conseguiu atingir a incrível marca de um milhão de cópias vendidas
Por Abidias Martins


Nesta quinta-feira (25), no ginásio do SESI em Maceió-AL, aconteceu um dos shows mais esperados da capital alagoana. Trata-se de, nada mais nada menos que, Paula Fernandes, a atual musa da música brasileira.
 
Mineira de Sete Lagoas, 26 anos de idade e 19 de carreira. A cantora passou a ser conhecida nacionalmente a partir de 2005, quando suas músicas começaram a ser inseridas nas trilhas das novelas, até então o público conhecia apenas a voz de Paula Fernandes. Essa realidade mudou, quando em 2010, ela apareceu dividindo o palco com o rei Roberto Carlos, a partir daí os fãs passaram a conhecer a dona do maravilhoso timbre vocal que estavam acostumados a ouvir. Esse momento também marcou a ascensão de sua carreira profissional.
 
A música “pássaro de fogo” foi por muito tempo a mais tocada em várias rádios por todo o Brasil. Seu último trabalho, o CD e DVD “Paula Fernandes ao vivo”, conseguiu atingir a incrível marca de um milhão de cópias vendidas.
Por esses e outros motivos, Paula Fernandes estava sendo aguardada pelo público alagoano com muita ansiedade.
A trajetória até o momento do show contada por um estudante de jornalismo.
Gostaria, antes de tudo, de esclarecer que o que vou descrever nas linhas a seguir é o relato de todo o esforço que a imprensa faz para conseguir produzir matérias de qualidade, e eu acompanhei isso de perto.
Tudo começou na quarta feira (24), um dia antes do show, quando recebi o telefonema de um colega da faculdade: Dácio Caldas. Dácio grava matérias para a TV Alagoas, afiliada do SBT. Durante a conversa, por telefone, ele me falou que tinha sido indicado para fazer a cobertura do show da Paula Fernandes, e me fez o convite para acompanhá-lo. O que vocês acham que eu respondi? Claro que sim, nem pensei duas vezes. Vocês acham que eu perderia uma oportunidade dessas? Ainda mais pelo fato de ser fã da Paula Fernandes e amar o jornalismo. Juntou-se o útil ao agradável.
No dia seguinte, dia do show, estávamos reunidos para mais um grande desafio.
A equipe era a seguinte: Dácio Caldas – repórter, Kássio – cinegrafista, e eu (Abidias Martins) - fotógrafo e apoio técnico.
Exatamente às 20h chegamos ao local do evento, ginásio do SESI. Já havia muita gente por lá, sinal de que seria um show bastante caloroso. Nesse momento enfrentamos a primeira dificuldade, o portão só seria aberto para a imprensa a partir das 21h. Dácio aproveitou para entrevistar alguns fãs que estavam na fila, afinal teríamos que esperar uma hora para termos acesso aos camarins.
Depois da longa espera, tivemos mais um problema, dessa vez com as credenciais. Fomos orientados a seguir para o portão dos fundos, pois por lá conseguiríamos entrar. Certo? Errado. Como em todo grande show existe uma minuciosa fiscalização, tivemos que esperar mais 15 minutos até que tudo fosse resolvido. Em fim adentramos...
Já era 21h15min, fomos à primeira equipe de reportagem a chegar. Dirigimo-nos aos camarins a fim de realizarmos a entrevista com a cantora Paula Fernandes, entretanto fomos informados que ela ainda estava hospedada no hotel e que, quando chegasse, só atenderia a imprensa a partir das 23h. Tínhamos tempo de sobra para gravar os OFFS, entrevistar os fãs, filmar e fotografar o ambiente etc.
A banda time machine, responsável pela abertura do show, estava se organizando para iniciar sua apresentação. Dácio os entrevistou, e eles por sua vez disseram que estavam muito felizes por estarem tocando em solo alagoano mais uma vez.
Time machine é uma banda versátil de Maceió. Conquistam o público porque cantam músicas românticas que são inesquecíveis, principalmente da década de 80. São músicos extremamente talentosos que honram os maceioenses por onde passam.
Em seguida a equipe dirigiu-se para a área das mesas. O ginásio estava sendo tomado pelo público.
O cinegrafista Kássio registrava tudo, e eu fotografava toda nossa trajetória.
Aos poucos outras equipes de reportagem foram chegando. Também se fizeram presentes inúmeros fotógrafos. E eu, estudante de jornalismo, estava ali, juntamente com toda a imprensa alagoana esperando pela maravilhosa Paula Fernandes.

Por volta das 22h20min a cantora chegou ao camarim, os seguranças impediram qualquer contato com a mesma naquele momento. A partir daí, formou-se um amontoamento de profissionais da mídia na entrada que dava acesso ao camarim.
Todos queriam uma palavra, um flash, um sorriso...
Exatamente às 23h a primeira equipe foi chamada, a TV Gazeta de Alagoas. Nós éramos os próximos. Era um momento impar para todos nós.
Chegada a nossa vez, entramos. Estávamos ali diante dela e de toda sua simpatia, sua delicadeza, seu sorriso, sua voz... Dácio iniciou a entrevista, Kássio filmava e eu fotografava cada detalhe. Foi um momento surreal!
Durante a entrevista Paula falou da alegria de estar em Maceió, e do prazer de compartilhar do seu show com os alagoanos. Disse ainda que se sentia privilegiada por ter sido percebida pelo rei Roberto Carlos, e que ele jamais daria oportunidade a um artista que não tivesse potencial para crescer profissionalmente. A cantora também falou do incentivo que sua mãe lhe deu no início da carreira.
Terminada a entrevista tiramos algumas fotos, foi tudo muito rápido, mas também muito intenso.
Pronto, missão cumprida! Depois de tudo isso ainda assistimos ao show da mais brilhante cantora do Brasil. Cada música era uma emoção diferente, Paula tem esse diferencial, ela canta e encanta. A apresentação começou as 00h e foi até as 02h.

Só fomos embora quando tudo acabou. Literalmente na poeira.
                                                   
Jornalismo é isso: uma fascinante batalha em busca da melhor cobertura possível.

Vídeo - Entrevista com Paula Fernandes

Fotos: Abidias Martins I Clique na foto para ampliá-la
Dácio Caldas e Paula Fernandes
Kássio e Paula Fernandes

Paula Fernandes e Abidias Martins

Ginásio do SESI lotado

Show





Carreta da Cantora

Dácio Caldas e Kassio

Profissionais da imprensa

TV Gazeta e TV Alagoas

sábado, 27 de agosto de 2011

Em consequência das fortes chuvas, casas foram atingidas por queda de barreiras

Bastou apenas algumas horas de chuva para começar a surgir preocupações, no que diz respeito a segurança de alguns moradores
Por Abidias Martins e Anobelino Martins


Nesta quinta-feira (25), no quitunde III (substação), três casas foram atingidas por deslizamentos de terra. Essas casas ficavam situadas em áreas de risco, duas delas estavam abandonadas pelos moradores, que saíram das mesmas devido a preocupação com os possíveis acidentes.

O mês de agosto deste ano não estava representado nenhuma ameaça, visto que não estava chovendo com frequencia. E agosto, como todos nós sabemos é um mês que costuma chover muito, recordemos a terrível enchente que aconteceu em 1º de agosto de 2000.

Contudo, bastou apenas algumas horas de chuva para começar a surgir preocupações, no que diz respeito a segurança de alguns moradores, pois sabemos que nosso município é bastante vulnerável as enchentes e a queda de barreiras nessa época do ano. 

Conversamos com o morador de uma das casas atingidas. O Jovem Fábio Silva dos Santos, falou da triste perca. Segundo ele, toda sua família já temia o acontecido e felizmente deixaram a casa antes da tragédia. Contudo existem outras famílias que ainda moram em áreas de perigo e não tem para onde ir, as mesmas permanecem em locais inadequados para condição de vida humana.

Fica aqui um apelo às autoridades do município, para que tomem providências em relação as pessoas que ainda estão morando em encostas de rios e próximas as barreiras que podem desabar a qualquer momento. Medidas de prevenção podem evitar trajédias que muitas vezes custam a vida de inocentes.



Fotos
Por Anobelino Martins e Abidias Martins

Fotos
Por Adeson Marinho (Pintando o 7)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sete municípios alagoanos foram vítimas do golpe do auxilio-maternidade. Entre eles está São Luiz do Quitunde

Os ônibus saiam lotados com cerca de 100 mulheres
Por Abidias Martins

Milhares de mães foram enganadas por golpistas e aliciadores(as) que prometiam que as mesmas seriam beneficiadas por um programa social do governo federal, o auxilio-maternidade. 
A cidade pernambucana de Água Preta era o destino das vítimas, lá funcionava o escritório dos golpistas. A viagem era feita sempre pela madrugada e por  estrada de terra para fugir das fiscalizações rodoviárias.  Os ônibus saiam lotados com cerca de 100 mulheres. As mães, na grande maioria carentes, pagavam de R$30,00 a R$45,00 pela viagem e ainda um valor extra pela "regulamentação dos documentos" , essa taxa servia como garantia do recebimento do benefício, mas, este nunca foi repassado para as mesmas, visto que se tratava de um golpe.


A fraude estava acontecendo nos municípios de Porto Calvo, Matriz do Camaragibe, Maragogi, Passo do Camaragibe, Japaratinga, São Luiz do Quitunde e Barra de Santo Antônio, todos na região norte do estado. Para não levantar suspeita o grupo procurava se apoiar em associações comunitárias, nas prefeituras e ainda nas rádios comunitárias, dessa forma alcançavam um número maior de vítimas.


Algumas reuniões foram feitas nas cidades citadas anteriormente, nas ocasiões os golpistas prometiam o “salário-maternidade” do INSS, que seria de R$ 2.500,00, sendo que 20% ficaria para o “advogado”. Dessa forma, as mães caiam facilmente, já que se tratava de pessoas humildes e necessitadas. O chefe do esquema é apontado como Cláudio Victor Gouveia Vanderlei. 



Auxilio maternidade quem tem direito?


Auxílio Maternidade é um benefício que visa ajudar as mamães a cuidar de seus filhos prestes a nascer ou recém nascidos. Trata-se de uma remuneração que complementa a renda familiar, de modo  que ajuda nas despesas e proporciona melhores condições de saúde, moradia e alimentação ao bebê.
A gestante pode começar a receber o benefício no oitavo mês de gravidez, depois ela deverá apresentar a certidão de nascimento do filho para assegurar o recebimento nos próximos meses. O salário-maternidade é pago pela Previdência Social durante o período em que a mamãe se mantém afastada do emprego (120 dias).
Em casos de adoção, o auxílio maternidade também pode ser requerido sobre a apresentação do documento que ateste a guarda judicial. O benefício pode ser pago pela empresa ou através da Previdência após um período de contribuição de pelo menos dez meses.


Mais informações: 
http://tudonahora.uol.com.br/noticia/interior/2011/08/23/152425/escritorio-de-advocacia-em-pe-ja-enganou-milhares-de-maes-alagoanas-com-golpe-da-licenca-maternidade/imprimir
http://www.cuidardebebe.com/auxilio-maternidade-quem-tem-direito

sábado, 20 de agosto de 2011

Você é jovem ainda?

Reflexã: Por Anobelino Martins 
A canção composta por Roberto Gómes Bolaños me leva a uma reflexão sobre os sentimentos do coração jovem.
Ser jovem é viver com o coração otimista e alegre, mesmo nos momentos de medo e amargura que a vida, muitas vezes nos proporciona.
Com o coração jovem você aprende que engatinhar é o começo de uma grande caminhada, que os tropeços fazem parte de nossa limitação humana, e que a esperança está na alegria da chegada preparada no momento da vitória, nessa grande corrida da vida.
O coração jovem canta no momento da dor, ensina as melodias da alegria aos corações tristes, melodias belas compostas pela força de um sorriso sincero.
Ter o coração jovem é perdoar desinteressadamente, é aprender que sem o olhar amável a vida escurece e a luz dos bons sentimentos é capaz de iluminar o ódio escuro no calabouço dos nossos sentidos.
Com o coração jovem você aprende o verdadeiro valor da amizade, e transmite com seus atos a beleza da vida.
Ter o coração jovem é sorrir mesmo no choro, é brincar mesmo na hora da briga, é sonhar mesmo acordado. Ser jovem é esperar, é ter esperança e jamais desistir. Ser jovem é viver!
E você?
É jovem ainda?



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Semana de comemoração do folclore brasileiro reúne alunos de toda a rede municipal de ensino

O evento tem o objetivo de mostrar aos alunos que o folclore ainda está vivo no nosso dia a dia
Por Abidias Martins


Na segunda feira (15), os professores da rede municipal de ensino participaram de uma palestra com o folclorista Ivan Bassan, que partilhou suas experiências a cerca da história do folclore brasileiro. Em seguida na quarta feira (17), aconteceu a recreação com apresentações folclóricas da educação infantil.

E nesta quinta feira (18), na escola municipal Adevan Verçosa e Silva, através da secretaria municipal de educação (secretária Ozenilde Aguiar) aconteceu o encerramento da semana de comemoração do folclore brasileiro. O evento foi realizado das 8h às 16h e reuniu todas as escolas da rede municipal de ensino.

Cada escola ficou responsável por um tema, que foi abordado de forma dinâmica. Os alunos fizeram apresentações teatrais, danças regionais e usaram da criatividade para produzir barracas com comidas típicas, jogo de argola, tiro ao alvo, entre outras.

"O evento tem o objetivo de mostrar aos alunos que o folclore ainda está vivo no nosso dia a dia. O folclore é uma tradição que os alunos precisam conhecer para transmitir, pois o mesmo é passado de geração em geração." Relatou a professora Eliane do 5° ano da escola Marieta Lins Sarmento.


Na ocasião foi dado o resultado do concurso de desenho que foi lançado nas escolas. Três alunos foram premiados. 

A secretaria municipal de educação já vem trabalhando com um projeto sócio cultural educativo. Nele o aluno pode participar de diversas atividades artísticas, tais como: dança, música, teatro, artesanato feito com reciclagem, coral e capoeira.

Para participar de qualquer uma das atividades mencionadas anteriormente, o aluno deve estar com a frequência escolar em dia, ou seja, não pode estar perdendo aula. Essa é uma forma de combater a evasão escolar, e que já está dando muitos resultados positivos. 

É importante destacar também que os alunos que participam desse projeto recebem, em suas casas, visitas de agentes educativos com o objetivo de conscientizá-los da importância da prática educacional.

"Precisamos levar nossas crianças a conhecerem melhor a cultura popular e sua trajetória ao longo da história. O folclore brasileiro é imensamente rico e oferece possibilidades que favorecem ao aprendizado, por meio de suas artes que encantam e despertam os alunos ao conhecimento." Destacou a secretária municipal de educação Ozenilde Aguiar.


Vídeo e Fotos: Anobelino Martins I Cique na foto para ampliá-la

Vídeo

Fotos
Corpo docente da Escola Marieta Lins Sarmento


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Incêndio destrói loja no centro de São Luiz

O fogo começou por volta das 2h e logo tomou grandes proporções
Por Abidias Martins

Na madrugada desta terça-feira (02) , os moradores da rua Dr. Fernando Sarmento no centro da cidade foram surpreendidos com o incêndio do comercial pachêco, loja que trabalha no segmento de materiais de construção.

O fogo começou por volta das 2h e logo tomou grandes proporções. Foi possível ouvir algumas explosões que se manifestaram por causa das latas de tinta que se encontravam na loja. Inclusive, com o impacto das explosões, uma das latas foi arremessada para o outro lado da rua.

Dois carros pipa da Usina Santo Antônio chegaram imediatamente ao local e foram utilizados para conter as chamas, mas não foi um trabalho fácil, pois elas eram cada vez maiores. Em seguida o Corpo de Bombeiros também chegou ao local, e ficou até as 7h da manhã dando assistência.

Felizmente o fogo não atingiu o estabelecimento vizinho, o Supermercado Santo Antônio.
Há indícios de que um curto-circuito tenha dado origem ao incêndio, mas essa possibilidade ainda está sendo investigada.

Hoje Pela manhã os destroços começaram a ser retirados por moradores que ficaram solidarizados com o fato ocorrido. Muitos ainda aproveitaram para recolher o que ainda poderia se aproveitar em meio aos entulhos, por sinal, pouca coisa, na grande parte ferragens.

O proprietário conhecido como "Neto" estava no local desde a madrugada, e lamenta a tragédia.


 Fotos: Abidias Martins e Anobelino Martins I Cique na foto para ampliá-la







Vídeo