sábado, 30 de julho de 2011

Quadrilhas Mandacaru e Paixão Junina

A sinopse da história de cada quadrilha contado por seus membros

A quadrilha Mandacaru surgiu em 2003 como uma brincadeira de rua, entre André Cula e Jane Cula nas imediações da rua do Dendê aqui mesmo em São Luiz do Quitunde. As coreografias eram compostas pelos amigos, e na época a quadrilha era chamada: Flor da Esperança. Em 2004 André e Val (filho da D. Vilma) uniram-se e oficializaram a quadrilha. Em homenagem a uma planta muito conhecida no sertão, seu nome passou a ser: MANDACARU. Logo passaríamos a fazer parte da liga de quadrilhas de alagoas (liqal). As coreografias passaram a ser assinadas por Laudemir (Mí), e figurinos confeccionados por D.vilma, D. nil, D. nêga e em 2009 a chegada de Érica na custura. O nosso grande estilista é o André Cula que arrasa. Em 2007 recebemos mais um irmão para a quadrilha, Gin (vindo do sertão alagoano de Piranhas) nos ajudou no casamento indígena e no ano seguinte passaria a colaborar com a produção e a parte teatral. Em 2010 Mi deixa a quadrilha e passa a integrar outra quadrilha junina na capital. A direção teve que agilizar em contratar um marcador e um coreógrafo. O Gin convida um amigo de Maceió, ele aceitou o convite e graças a Deus adorou a cidade e o grupo que passaria a trabalhar. Gin passa a ser o marcador e o Davidsson aceita o convite para dançar como cordelista e o Gin o repentista e marcador. No início do projeto 2011 Davidsson confunde as coisas e sentiu a pressão que quando se chega no lugar estranho devemos pisar em ovos e mostrar humildade, teve que deixar a Mandacaru, Gin segura as pontas e mostra que a Mandacaru está em primeiro lugar. 2011 foi dez conseguimos o 9º lugar na Gazeta e o 10º no alagoano. E recebemos mais um filho espinhado, Vansinho se junta a quadrilha e passa a ser o nosso marcador, seja bem vindo!. Obrigado Senhor! Várias pessoas já estiveram como colaboradores, como os vereadores: Bruno Gama e Ozenilde, o prefeito Cícero Cavalcante, a deputada Flávia Cavalcante e a Usina Santo Antônio. Hoje a quadrilha mandacaru é conhecida por onde passa, pois sua dança espetacular encanta a todos e deixa nosso São João muito mais animado. Em 2008 fizemos bonito em Caruaru e tiramos em 4º lugar, em 2009 6º lugar e em 2010 4º lugar mais uma vez... estamos chegando lá. Nosso vôo está apenas começando, somos a quadrilha mandacaru de São Luiz do Quitunde que esse ano completa 8 anos na ativa. Ano passado ficamos felizes com as vitórias conquistadas, em Alagoas e fora também. Direção: Silvana (sil), D. vilma, Val, Eliane, Ginaldo (Gin), Michel, Liliane, Vika, D. Nêga, D. Nil, e D. Ana.


Paixão Junina

A PAIXÃO NASCEU DE UM GRUPO  DE AMIGOS, OS QUAIS JÁ ERAM ENVOLVIDOS NESTA PAIXÃO POR QUADRILHA. EXISTE DESDE 2008, SENDO QUE NO 1º ANO FOI CAMPEÃ DA 2ª DIVISÃO (motivo de grande satisfação), E NO 2º ANO TIVEMOS A HONRA DE ESTARMOS NA FINAL DO ALAGOANO ( 1ª quadrilha da nossa cidade a conquistar este feito). SABEMOS QUE É APENAS O COMEÇO DE UMA LONGA TRAGETÓRIA, MAS FAZEMOS QUADRILHA POR AMOR E DIVERSÃO. SÓ TEMOS A AGRADECER A TODOS QUE ABRAÇARAM ESTA IDEIA, FERNANDAIVONE, CICERO E WILSON QUE ESTÃO DESDE O COMEÇO DE TUDO, TAMBÉM AOS COMPONENTES QUE SÃO PEÇAS FUNDAMENTAIS NESTE GRUPO QUE SÓ TEM A CRESCER. OUTRAS PESSOAS VIERAM A SOMAR COM MUITO ESFORÇO E DEDICAÇÃO COMO O BRUNO ATUAL MARCADOR, E O DANIEL OLIVEIRA  QUE SEMPRE ESTÁ POR PERTO. ALÉM DE OUTROS QUE SÃO VERDADEIROS MOTIVADORES DESTE GRUPO, E NÃO ESQUECENDO DAS COSTUREIRAS FIÉIS E APAIXONADAS JEANE (também dançarina), VEVA, MARIA E BEL (também dançarina). E O NOSSO TRIO FORRÓ DO BODE ( em especial a cantora JADY).

Obs: Todo o conteúdo publicado foi extraído do orkut de cada quadrilha (ver link abaixo). Portanto as informações são dos próprios organizadores das quadrilhas.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moradores do Centro da cidade voltam a ter água após 62 dias de escassez

Tudo teve início quando uma das bombas de transmissão parou de funcionar
Por Abidias Martins


   
Os moradores da Rua Severino Caetano no centro de São Luiz do Quitunde (próximo ao mercado da farinha), passaram 62 dias sem ter uma gota d`água nas torneiras.

Tudo teve início quando uma das bombas de transmissão parou de funcionar. Os moradores procuraram a prefeitura, e o até então prefeito Junior Pedro disse que resolveria o caso.

De fato as obras foram iniciadas durante a sua gestão, mas só foram concluídas na nova administração do atual prefeito Cícero Cavalcante.

"Foram dias de muita dificuldade, não podíamos lavar roupas e pratos. Para tomar banho e beber tinhamos que ir buscar em outras casas, com muita dificuldade." (relatou uma moradora).

Nesta última segunda feira, (18) os moradores puderam novamente sentir o gosto de ter água encanada em casa.


Fotos: Abidias Martins I Cique na foto para ampliá-la