quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Prédios históricos com arquiteturas deslumbrantes: a história entregue as baratas

O prédio da Escola Messias de Gusmão, e a antiga delegacia são exemplos do abandono e do "esquecimento" em São Luiz do Quitunde
Por Anobelino Martins (Opinião)


Ruínas da Escola Messias de Gusmão

Passo todos os dias por esta escola e a cena que vejo é cada vez mais triste e vergonhosa. Fico decepcionado ao ver o abandono de uma escola histórica e com uma estrutura tão bela. Como cidadão, fico indignado ao perceber que as autoridades responsáveis não tomam as devidas providências. É um verdadeiro descaso com a sociedade quitudense que é obrigada a ver, todos os dias, essa imagem penosa!


Não cheguei a estudar na Escola Estadual Messias de Gusmão, mas ainda cheguei a ver o seu funcionamento. E depois, como se o prédio não valesse nada, foi abandonado, entregue as baratas. Que vergonha para o governo estadual! Custava investir em numa restauração?


Não sou a primeira pessoa a falar desta lamentável situação. Várias pessoas lutaram pela causa, mas estou começando a acreditar que são tentativas em vão diante de um governo omisso.


Fico tentando imaginar quantas pessoas estudaram nesta escola, os bisavôs, os avôs, os pais, os filhos... E os netos? Não! Os netos não tiveram esta oportunidade! A verdade é que o nosso município está perdendo a beleza da sua história!

 Delegacia Civil - Fonte: Arquivo Fazenda Castanha Grande
Esta imagem que você esta vendo, é nada mais nada menos que a antiga delegacia Civil de São Luiz do Quitunde, que infelizmente teve o mesmo fim que está tento o velho  Messias de Gusmão.   É de fato uma vergonha e incompetência por parte dos governantes que não valorizam os patrimônios do porte dessa delegacia – que já não é mais a mesma –, da Escola Messias de Gusmão  e de tantas outras construções que ficaram esquecidas no abandono. 
                  

Fica aqui uma incógnita: Por que as autoridades não restauram as construções antigas de nossa cidade? 

Gostaria de apresentar ao governo alagoano a palavra Restauração. Pelo que vejo as autoridades políticas ainda não conhecem esta palavra.

Significado de Restauração:
Ato ou efeito de restaurar.
Reparo, conserto de qualquer coisa desgastada pelo uso.
Recomposição de algo: restauração do passado.

Acesse o blog do Anobelino. Clique aqui

2 comentários:

  1. É lamentavel realmente ver esse colegio nessas condições, tive a sorte de estudar no gusmão, também conhecido já na época de grupo velho isso pelo ano de 1984/1986/1987,gardo boas lembranças do colégio,moro em são paulo hoje mas vi as fotos do mesmo e fiquei indignado com tamanho descaso das autoridades para com o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo uma falta de respeito com o povo de são luis do quitunde, varias vezes ja foi falado desse assunto até protesto ja foi feito pelos que se enteressam a estudar mas nada é feito e se continuar assim não vai ser feito nunca aqui eu vejo os alunos do adevan não consegue estudar 3:h por falta de escola na cidade
    aqui deixo meu comentario e espero mudança nessa cidade esquecida pela sociedade.....

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!