segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto sócio educativo promove oficina de arte e reciclagem para mais de 100 alunos da rede pública

Os resultados dos trabalhos são positivos. Cerca de 85% dos alunos faltosos estão voltando à sala de aula
Por Abidias Martins 

Turma de domingo (20/11/2011)
Todos os sábado e domingos das 13h às 17h, na Escola Municipal Divino Redentor, acontecem às oficinas de arte e reciclagem do Projese – Projeto sócio-educativo.

O projeto tem a finalidade de resgatar os alunos que, por algum motivo, não frequentam as aulas regularmente. Lá eles têm a oportunidade de se sentirem agentes atuantes e transformadores de sua realidade.

Marili Souza
A orientadora das oficinas de arte e reciclagem, Marili Souza, falou com o SLQNotícias, e disse que no início de julho, quando os trabalhos começaram, eram apenas 14 crianças, hoje já são 108 registradas, e a procura aumenta a cada dia. São crianças de 8 a 15 anos de várias escolas municipais, dentre elas: Escola Maria do Carmo de Moraes, Escola Demócrito Sarmento, Escola Dr. Júlio de Queiroz e Escola Adevan Verçosa e Silva. A iniciativa, que não tem fins lucrativos, recebe o apoio da Secretaria Municipal de Educação e atua em parceria com o conselho tutelar, médicos e psicólogos.

Nas oficinas os estudantes trabalham com garrafas pet, filtros de café, papel misto, papel branco, embalagens de achocolatado, etc. O lanche que é servido também segue a linha do reaproveitamento. É o exemplo do doce de casca de melancia, que tem um sabor parecido com doce de mamão. É servida ainda a torta salgada de talos, que contém rúcula, salsinha, couve, salsão, agrião e massa de macaxeira. Esse cardápio, além de ser uma delícia, faz com que os alunos reflitam sobre o desperdício de alimentos.

As crianças e adolescentes envolvidos no projeto também participam de passeios educativos. Os mesmos já foram visitar a reserva ecológica da Usina Santo Antonio, e no próximo dia 9 de dezembro estarão indo para o teatro Gustavo Leite em Maceió, para assistir uma peça teatral. Outras atividades recreativas como passeio de trem, e visitas a áreas de reflorestamento também já estão agendadas.

Marili destacou que os resultados dos trabalhos são positivos, pois, segundo ela, cerca de 85% dos alunos faltosos estão voltando à sala de aula. “É muito bom ver os alunos entusiasmados. Vamos fazer uma árvore de natal de 3 metros para ficar exposta no cruzeiro. Também colocaremos luminárias e enfeites reciclados em todos os postes do alto do redentor.” Concluiu.

No próximo dia 30 será realizada a primeira exposição do trabalho dos alunos. A amostra acontecerá, das 8h às 12h, no auditório da secretaria de educação.

Apesar do projeto estar indo bem, não podemos esquecer que ainda é preciso fazer muito pelas crianças e adolescentes de São Luiz do Quitunde. O local das atividades, por exemplo, poderia ser melhor, pois muitos alunos estão fazendo as atividades no chão. Faltam espaço e condições favoráveis para o melhor aproveitamento dos trabalhos. Mas, já é um bom começo. Tomara que não caia no esquecimento, mas que melhore e evolua a cada dia com o apoio das autoridades.
 
Fotos: Abidias Martins I Cique na foto para ampliá-la
 








4 comentários:

  1. amo esse projeto,sou voluntaria ,espero que muitas pessoas possam dar valor e vejam o que as crianças tem a dar ao futuro de são luiz do quintunde.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,gostei muito do seu trabalho,q bonito q vc esta fazendo,Deus ira te recompensar com certeza por tudo de maravilhoso q vc esta fazendo pelos outros,fica com Deus e q ele te abençoe,bjos.....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a equipe do projeto e ao repórter que fez a cobertura. São trabalhos que precisam ser valorizados em São Luiz do Quitunde!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos que fazem parte desse projeto. E aos Jovens deste blog pela participação. É preciso mostrar as coisas boas que existe em São Luiz do Quitunde.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!